A casa é um ambiente cheio de distrações como TV, videogame, piscina ou apenas uma cama  bem convidativa para tirar um cochilo, por isso, ter um espaço adequado para montar um cantinho de estudos é muito importante, afinal de contas, o cantinho de estudo bem projetado pode até mesmo ajudar a manter o foco e a concentração nas horas reservadas para o conhecimento e aprendizado.

E para te ajudar nessa tarefa de ter um cantinho de estudo adequado em casa nós resolvemos separar várias dicas de como montar um cantinho de estudos na sua casa e assim você conseguir um espaço mais confortável para se concentrar.

cantinho de estudo pequena e simples  Foto Pinterest

1. Decoração de cantinho de estudo simples todo branco com banqueta amarela – Foto: Pinterest

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Veja também

  • Cantinho da Leitura: Saiba Como Fazer +70 Modelos
  • Escrivaninha Pequena: +71 Modelos para Você Organizar seu Home Office
  • Home Office: Como Organizar e Decorar +85 Modelos Lindos
  • Mesa de Estudo: +68 Modelos para Ter no Quarto e Focar nos Estudos 
  • Bancadas de Estudo: Quatro Projetos para se Inspirar

Como montar um cantinho de estudo

Para que o momento de estudo dentro de casa seja produtivo é muito importante saber dividir os ambientes, pois assim você consegue criar um disciplina e também maior concentração na tarefa que está fazendo. 

E ao contrário do que muita gente pensa é sim possível montar um cantinho de estudos prático, confortável e bem organizado para você dentro da sua própria casa. E é por isso que separamos algumas dicas essenciais de como montar um cantinho de estudos em casa que com certeza vão te ajudar.

quarto feminino planejado com cantinho de estudo cinza e rosa  Foto OkChicas

2. Quarto planejado com cantinho de estudo feminino com papel de parede listrado rosa e branco – Foto: OkChicas

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Escolha um ambiente

A primeira dica de como montar um cantinho de estudos em casa é você definir onde esse local será montado. Para quem tem uma casa ampla e um cômodo sobrando é muito mais fácil definir esse espaço, pois basta adaptar esse cômodo da casa com os móveis adequados e criar seu ambiente de estudos.

Porém, a gente sabe que a maioria das pessoas moram em casas pequenas e é preciso adaptá-la para conseguir montar um cantinho de estudo pequeno, porém aconchegante. Comumente o cantinho de estudo no quarto é o mais usado, pois esse é um ambiente mais íntimo e reservado, sendo assim o cantinho de estudo no quarto se torna um espaço calmo e tranquilo para as horas que necessitamos maior concentração. 

Mas outra opção também bastante usada é o cantinho de estudo na sala que pode ser adaptado em uma estante planejada com uma bancada maior ou mesmo encaixando no ambiente uma mesa de estudos, assim como foi feito no cantinho de estudo na sala da foto abaixo. 

escrivaninha branca para cantinho de estudo na sala  Foto M de Mulher

3. Decoração simples para cantinho de estudo na sala com escrivaninha branca – Foto: M de Mulher

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Móveis adequados

Outra dica muito importante de como montar um cantinho de estudos é escolher os móveis adequados para o seu ambiente. Não importante se é um cantinho de estudo simples, cantinho de estudo infantil, cantinho de estudo na sala ou no quarto, o importante é ter uma escrivaninha e uma cadeira adequada e confortável que irá te ajudar nas horas de estudo. 

A dica aqui é ficar atento ao tamanho do ambiente, pois isso influencia na escolha dos móveis, afinal de contas, se for um cantinho de estudo pequeno não será possível comprar uma escrivaninha enorme. Além disso, a cadeira deve ser confortável e se possível invista em modelos que tenham regulagem de altura e apoio para os braços, pois isso ajuda a ficar com a postura correta e evita dores na coluna. 

cantinho de estudo na sala com escrivaninha branca  Foto Webcomunica

4. Escolha uma boa mesa de estudos e uma cadeira confortável para o seu cantinho de estudos – Foto: Webcomunica

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Iluminação

O cantinho de estudo precisa ter uma boa iluminação tanto natural quanto artificial. Por isso, quando for escolher o local para montar o cantinho de estudo em casa opte por fazê-lo próximo a uma janela, além disso, é indispensável o uso de uma luminária para mesa de estudos, pois ela irá direcionar melhor a iluminação, principalmente se você tem o hábito de estudar à noite.

cantinho de estudo simples com escrivaninha com prateleiras Foto Solteiras Noivas Casadas

5. Para um cantinho de estudo completo é necessário uma boa luminária – Foto: Solteiras Noivas Casadas

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Use nichos e prateleiras

Para melhor produtividade é muito importante que o cantinho de estudo esteja sempre bem organizado e para isso itens como nichos e prateleiras podem ser bem úteis. Os nichos e prateleiras vão ajudar na organização de livros, documentos, materiais de papelaria entre outros itens que você pode precisar nas horas que estiver estudando e que se estiverem sempre por perto e no local adequado vão evitar que você se distraia saindo toda hora da mesa de estudos para procurá-los em outro ambiente.

cantinho de estudo decorado feminino  Foto Pinterest

6. Os nichos e prateleiras ajuda na organização do cantinho de estudos – Foto: Pinterest

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Ventilação

Assim como a iluminação a ventilação do cantinho de estudo também é importante, por isso, escolha um espaço da sua casa que tenha uma boa circulação de ar para que o ambiente fique sempre bem arejado.

7. Decoração para cantinho de estudo no quarto com bancada de madeira e cadeira vermelha – Foto: Simples Decoração

Compre produtos desta foto:

Compre os produtos da foto acima:

VEJA MAIS PRODUTOS >

Decoração para cantinho de estudo

O cantinho de estudo decoração vai depender muito do seu estilo de ambiente e dos seus gostos pessoais, mas é muito importante lembrar que o cantinho de estudo simples ou mesmo um mais elaborado deve seguir o estilo do ambiente, pois isso irá garantir um espaço mais agradável e harmônico para toda a casa. 

Mas para te ajudar separamos algumas dicas de cantinho de estudo decoração logo abaixo e assim você consegue elaborar algumas ideias para personalizar o seu espaço.

cantinho de estudo planejado com bancada de madeira  Foto Revista VD

8. Tons amadeirados podem deixar o seu cantinho de estudo simples muito mais aconchegante – Foto: Revista VD

Decoração para cantinho de estudo no quarto

O cantinho de estudo no quarto pode ser decorado de modo mais livre, isso porque o cantinho de estudo no quarto ganhará a personalidade do dono desse ambiente, por isso é válido até mesmo usar algumas coleções como bonecos, chaveiros ou globos de vidro para deixar esse espaço com a sua cara.

Além disso, é necessário lembrar que se o quarto for compacto é importante que o cantinho de estudo pequeno não atrapalhe a circulação pelo ambiente, então invista em móveis planejados do tamanho adequado para esse ambiente, além de usar as paredes para ajudar na organização do cantinho de estudo pequeno investindo em nichos, prateleiras e até mesmo um quadro de avisos e anotações. 

cantinho de estudo pequeno para quarto infantil  Foto Casa de Valentina

9. Os móveis planejados ajudam a otimizar o espaço do cantinho de estudo no quarto pequeno – Foto: Casa de Valentina

Decoração para cantinho de estudo na sala

Caso você opte por fazer um cantinho de estudo na sala é necessário lembrar que esse é o cômodo mais social da casa, então se você não mora sozinho tente conversar com os demais moradores para que nas horas de estudo eles tentem fazer silêncio para que você consiga se concentrar.

Também é necessário que o cantinho de estudo na sala siga a mesma decoração do restante do ambiente, afinal de contas, você precisa de um espaço para estudar, mas é importante que sua casa mantenha uma decoração agradável como um todo. 

Na foto abaixo, você pode observar que o cantinho de estudo decoração na sala possui uma bancada de madeira que se estende por toda a parede, servindo até mesmo como um tipo de rack para o ambiente. Além disso, a cadeira usada para esse cantinho de estudo na sala se harmoniza ao restante do espaço deixando o cômodo mais bonito e agradável.

cantinho de estudo na sala pequena com bancada de madeira  Foto Decoist

10. Papel de parede listrado e bancada de madeira para decoração de cantinho de estudo na sala – Foto: Decoist

Decoração para cantinho de estudo infantil

O cantinho de estudo infantil precisa ser decorado conforme a personalidade e gostos da criança, pois isso ajudará a criança a ficar mais motivada e se concentrar mais nas horas de estudos.

Por isso, procure fazer um cantinho de estudo infantil bem alegre e descontraído deixando sobre a bancada objetos de papelaria que podem ajudar a desenvolver a criatividade dessa criança como papéis para ela desenhar e escrever, livros divertidos, lápis coloridos entre outros. 

E lembre-se sempre de incentivar a criança a organizar seu próprio cantinho de estudo infantil fazendo com que ela crie o hábito de todos os dias após o estudo colocar tudo em seu devido lugar e assim mostrar a ela que um cantinho de estudo infantil bem organizado ajudará ela a se desenvolver melhor e ter mais foco. 

cantinho de estudo infantil  Foto Futurist Archtecture

11. Invista em uma decoração alegre e divertida para o cantinho de estudo infantil – Foto: Futurist Archtecture

Decoração para cantinho de estudo simples

Não é preciso de grandes investimento para se ter um cantinho de estudo agradável e bem organizado. Se você pensa em fazer um cantinho de estudo simples a nossa dica é investir em uma escrivaninha e uma boa cadeira que são móveis essenciais para esse ambiente.

Caso você queria itens que te ajudem a manter o cantinho de estudo simples melhor organizado é interessante também ter um gaveteiro, e é importante lembrar que no mercado existem até mesmo gaveteiros para serem usados sobre a mesa ideal para um cantinho de estudo pequeno e simples. 

Já para a decoração desse espaço você pode se inspirar em um cantinho de estudo tumblr. E caso você ainda não saiba, o Tumblr é um site onde seus usuários compartilham fotos, vídeos e textos sobre os mais diversos temas, porém os ambientes com decoração Tumblr sempre seguem os gostos e personalidade do dono do espaço e são caracterizados com murais de fotos, quadros de recados entre outros.

Na foto abaixo você pode se inspirar com uma decoração para cantinho de estudo Tumblr, onde foi usado cores claras e neutras para deixar o ambiente mais leve e aconchegante, além disso, você também pode observar que esse cantinho de estudo Tumblr possui um quadro de avisos que foi decorado com fotos.

12. Decoração clean para cantinho de estudo Tumblr com escrivaninha de madeira – Foto: Pinterest

Veja nossa galeria com mais modelos de cantinho de estudo decorado para se inspirar

bancada vermelha para cantinho de estudo no quarto planejado branco e vermelho  Foto We Heart It

13. Bancada vermelha para cantinho de estudo no quarto planejado todo branco com adesivos de Londres – Foto: We Heart It
14. Decoração escrivaninha embaixo de cama suspensa para cantinho de estudo feminino em quarto planejado – Foto: Dicas de Mulher
15. Invista em nichos e prateleiras para ajudar na sua organização do cantinho de estudo – Foto: Pinterest
16. Cantinho de estudo simples decorado com móveis pretos e papel de parede azul – Foto: Decoist
17. Decoração moderna para cantinho de estudo planejado – Foto: Webcomunica
cantinho de estudo na sala decorada com bancada de madeira Foto Decoholic

18. Cantinho de estudo na sala decorada com bancada de madeira planejada – Foto: Decoholic
19. Decoração colorida para cantinho de estudo no quarto – Foto: Ideias para Decorar
20. Cantinho de estudo no quarto masculino com decoração moderna – Foto: Pinterest
21. Decoração delicada para cantinho de estudo infantil branco e rosa – Foto: Com Estilo Único by Aline Raquel
cantinho de estudo pequeno para quarto planejado em cores neutras  Foto Sergio Mengot

22. Cantinho de estudo pequeno para quarto planejado em cores neutras – Foto: Sergio Mengot
cantinho de estudo planejado com gaveteiro e prateleiras azuis Foto Start Arquitetura

23. Cantinho de estudo decoração com prateleiras e gaveteiro azul – Foto: Start Arquitetura
cantinho de estudo planejado embaixo de cama suspensa  Foto Pinterest

24. Cantinho de estudo planejado embaixo de cama suspensa com decoração simples – Foto: Pinterest
cantinho de estudo simples com escrivaninha suspensa  Foto Casa de Valentina

25. Cantinho de estudo simples decorado com papel de parede xadrez e escrivaninha suspensa – Foto: Casa de Valentina
cantinho de estudo simples decorado com escrivaninha vermelha  Foto Pinterest

26. Decoração para cantinho de estudo simples com escrivaninha vermelha e prateleiras pretas – Foto: Pinterest
27. Cantinho de estudo simples e pequeno para quarto com móveis de madeira – Foto: 33Decor
cantinho de estudo simples embaixo da escada  Foto Pinterest

28. O espaço embaixo da escada pode render um cantinho de estudo simples super bem decorado – Foto: Pinterest
cantinho de estudo simples embaixo de cama mezanino  Foto We Heart It

29. Cantinho de estudo simples embaixo de cama mezanino – Foto: We Heart It
30. Decoração de cantinho de estudo pequeno com escrivaninha branca – Foto: Revista VD
31. Decoração clean para cantinho de estudo no quarto todo branco com móveis planejados – Foto: Pinterest
32. Procure um lugar bem iluminado e com boa circulação de ar para fazer seu cantinho de estudo – Foto: Casa Vogue

 

33. Decoração clean apra cantinho de estudo Tumblr em tons de bege e branco – Foto: Homedit
34. Decoração de cantinho de estudo simples com escrivaninha de madeira – Foto: Reciclar e Decorar
35. Decoração de cantinho de estudo pequeno para quarto feminino planejado em branco e rosa – Foto: Pinterest
36. Decoração de cantinho de estudo planejado com escrivaninha branca – Foto: Pinterest
37. Decoração de cantinho de estudo simples com prateleiras de madeira e cadeira preta – Foto: We Heart It
38. Escrivaninha suspensa com prateleiras para decoração de cantinho de estudo pequeno e simples – Foto: Homedit
39. Gaveteiros e armários são importantes para manter o cantinho de estudo simples sempre bem organizado – Foto: Revista Vd
40. Decoração de quarto com cantinho de estudo infantil – Foto: Assetproject
41. Decoração delicada para cantinho de estudo feminino branco e cinza – Foto: Princesas Empreendedoras
42. Decoração em tons neutros para cantinho de estudo feminino com escrivaninha branca – Foto: Letícia Granero Interiores
43. Decoração minimalista para cantinho de estudos pequeno – Foto: Pinterest
44. Cantinho de estudo no quarto masculino planejado com bancada branca e parede pintada com cimento queimado – Foto: Pinterest
45. Decoração moderna para cantinho de estudo pequeno – Foto: Dcore Você
46. Decoração para cantinho de estudo na sala com estante planejada – Foto: A.M Studio Arquitetura
47. Cantinho de estudo Tumblr para quarto feminino decorado em rosa e cinza com guarda roupa espelhado e papel de parede de tijolinho branco – Foto: M de Mulher
48. Decoração simples para cantinho de estudo na sala – Foto: Mutabile Arquitetura
49. Decoração para cantinho de estudo pequeno e simples – Foto: Pinterest
escrivaninha branca para cantinho de estudo  Foto Arquidicas

50. Escrivaninha branca para cantinho de estudo pequeno com decoração minimalistas – Foto: Arquidicas
escrivaninha branca para cantinho de estudo  Foto Pinterest

51. Escrivaninha branca com gavetas para cantinho de estudo simples – Foto: Pinterest
escrivaninha branca para cantinho de estudo infantil Foto Pinterest

52. Decoração simples para cantinho de estudo infantil – Foto: Pinterest
53. Uma das dicas de como montar um cantinho de estudos é sempre escolher um espaço bem iluminado – Foto: Dcore Você
escrivaninha branca para cantinho de estudo tumblr  Foto Homedit

54. Decoração simples para cantinho de estudo Tumblr todo branco – Foto: Homedit
escrivaninha cinza para cantinho de estudo  Foto Arquidicas

55. Uma sugestão de como montar um cantinho de estudos é sempre investir em nichos e prateleiras para ajudar a organizar o ambiente – Foto: Arquidicas
escrivaninha com prateleiras para cantinho de estudo  pequeno  Foto Erica Breeding

56. Invista em móveis de qualidade e que ajudem na organização do cantinho de estudo pequeno e simples – Foto: Erica Breeding
escrivaninha de madeira para cantinho de estudo no quarto  Foto Pinterest

57. Escrivaninha de madeira planejada para cantinho de estudo no quarto com pendente aramado – Foto: Pinterest
nichos em formato de triangulo para cantinho de estudo  Foto Futurist Architecture

58. Nichos em formato de triângulo para decoração de cantinho de estudo – Foto: Futurist Architecture
quarto decorado com cantinho de estudo feminino Foto Pinterest

59. Quarto feminino decorado com cantinho de estudo Tumblr planejado em tons pastéis – Foto: Pinterest
quarto decorado com escrivaninha de madeira para cantinho de estudo  Foto Pinterest

60. Decoração com escrivaninha de madeira para cantinho de estudo no quarto de casal – Foto: Pinterest
quarto pequeno decorado com cantinho de estudo Foto Juliana Pippi

61. Quarto planejado moderno decorado com cantinho de estudo pequeno – Foto: Juliana Pippi
62. Quarto planejado com cama suspensa e cantinho de estudo pequeno -Foto: Thais Araújo – Arquitetura e Interiores

The post Cantinho de Estudo: Saiba Como Montar +62 Modelos Lindos appeared first on Viva Decora.