Tons de Azul: Use e Abuse Dessa Cor +80 Projetos Incríveis

Você sabia que o azul é a cor preferida de cerca de 45% da população mundial? É verdade! Em parte, isso explica também o porquê de tanta gente procurar usar tons de azul na decoração. Afinal, sempre damos preferência para coisas que nos agradam, certo?

Outra boa explicação para o desejo de usar tons de azul na decoração é a influência dessa cor sobre nós e as sensações associadas a ela. A Psicologia das Cores e a Teoria das Cores explicam que cada cor nos estimula de formas diferentes e o azul é uma cor que traz tranquilidade, serenidade e favorece atividades intelectuais e meditação, por isso, essa cor é muito usada também em quarto, sala e home office.

Pensando nisso, se você quer incorporar na sua decoração tons de azul está no lugar certo. Confira agora inúmeras dicas e possíveis combinações que você pode realizar com essa tonalidade super versátil.

tons de azul complementam a decoração da sala de estar

1. Tons de azul complementam a decoração da sala de estar. Fonte: ConstruindoDecor

Veja Também:

Tons de azul para quarto

O azul é considerado uma cor fria, assim como o verde e o roxo. Essas cores deixam os ambientes onde são aplicadas mais aconchegantes e, por isso, os tons de azul são ótimos para os quartos. Por serem tranquilizantes e trazerem uma sensação de relaxamento e paz, os tons de azul são boas escolhas para usar em todos os tipos de quartos, desde o quarto de bebê ao de casal.

Nesses ambientes, você pode usar os tons de azul para parede ou em detalhes, como roupas de cama, almofadas e quadros. Já quanto à escolha dos tons de azul para quarto, vai de acordo com a sua preferência mesmo.

use tons de azul escuro com bom senso na sua decoração

2. Use tons de azul escuro com bom senso na sua decoração. Projeto de Duda Senna

Os tons de azul para quarto mais escuros são melhor aproveitados se usados com moderação, pois, se usados em excesso, podem acabar gerando sensações de angústia e tristeza. Já os tons de azul claros são mais seguros, como o azul bebê ou tons mais pastéis.

os tons de azul turquesa trouxe charme para o quarto

3. Os tons de azul turquesa deram um ar charme interessante ao quarto. Projeto de Infinity Spaces

O azul turquesa está super em alta e também pode ser usado entre os tons de azul para quarto. Porém, como os tons de azul turquesa são mais energéticos e chamam bastante atenção, talvez seja melhor usá-los em detalhes e não entre os tons de azul para parede.

Além disso, se quiser criar um ambiente mais leve, recomendamos combinar os tons de azul com o branco e em alguns móveis, como criado mudo, estantes e penteadeiras. E, para dar mais romantismo ao cômodo, combine-os com o rosa, principalmente os tons mais claros.

Tons de azul para banheiro

Associado a cores da natureza, o azul é, muitas vezes, relacionado à água. Talvez por isso os tons de azul sejam também muito usados no banheiro.

Normalmente, os tons de azul para parede aparecem principalmente em revestimentos, como cerâmica para banheiro e as pastilhas. Isso porque, usando esse tipo de material, você pode inclusive misturar tons de azul para parede diferentes.

complemente a decoração do banheiro com tons de azul

4. Complemente a decoração do banheiro com tons de azul. Fonte: Decoração Pra Casa

No banheiro, todos os tons de azul têm espaço e você pode usá-los no revestimento de parede, no chão ou mesmo nos móveis. Porém, nesse ambiente, que não costuma ser tão espaçoso, é bom ter cuidado ao usar os tons de azul escuro para não deixá-lo muito carregado.

Tons de azul para cozinha

Muitas pessoas acham que as cores frias não têm lugar na cozinha, mas está liberado, sim, usar tons de azul nesse cômodo! Aliás, com os azulejos e adesivos que imitam azulejos em alta, o azul tem invadido a cozinha.

É verdade que normalmente as cores quentes, como vermelho e amarelo, são normalmente mais usadas na cozinha do que os tons de azul. Isso porque são cores tidas como estimulantes, mas o aconchego dos tons de azul pode também ser muito bem-vindo nesse espaço da casa.

leve tons de azul nos azulejos da cozinha

5. Leve tons de azul nos azulejos da cozinha. Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia

Entretanto, por mais que todos os tons de azul possam ser usados na cozinha, eles normalmente aparecem em móveis e em detalhes, como os revestimentos ou em itens decorativos.

cozinha com pastilhas, parede e itens decorativos em tons de azul

6. Cozinha com pastilhas, parede e itens decorativos em tons de azul. Projeto de Juliana Pippi

Tons de azul para sala

A sala de estar ou de TV é um ambiente pensado para o bem-estar e o relaxamento. Por isso, os tons de azul são boas opções para serem usadas nesses ambientes. Aliás, para um “combo” de aconchego, você pode combinar seus tons de azul com móveis de madeira.

Se o seu estilo for mais moderno, o azul com cinza pode ser uma boa aposta. E, se quiser ousar com um tom sobre tom, você pode também combinar diferentes tons de azul. Por exemplo, usar azul bebê, azul Royal e tons de azul turquesa na décor, seja nos móveis, objetos de decoração ou mesmo nas paredes.

paredes em tons de azul escuro trouxe personalidade ao ambiente

7. Como a sala é bem iluminada, as paredes em tons de azul escuro trouxe personalidade ao ambiente. Projeto de AMC Arquitetura

Quais são os tons de azul?

Apesar de simples, a cor azul possui nada mais, nada menos que 111 tons diferentes. Para te ajudar um pouco mais na hora de escolher os tons de azul que vai usar no seu projeto, vamos fazer aqui uma lista com alguns nomes de tons de azul.

Como posso nomear os diferentes tons de azul:

  • azul celeste: é um tom que tenta se aproximar à cor do céu em um dia ensolarado e claro;
  • azul turquesa: entre o azul e o verde fica o azul turquesa, uma cor muito ligada à sofisticação que também tem subtons. Entre os tons de azul turquesa, estão o azul turquesa brilhante e o azul piscina;
  • azul anil: esse é um dos nomes de tons de azul mais conhecidos e existe uma discussão se esse é mesmo um tom de azul ou uma cor à parte. Sua coloração é escura, próxima ao tom do jeans;
  • azul bebê: um tom claro, pouco intensa e bem agradável;
  • azul cobalto: também conhecido como azul Bic, é um tom de azul escuro, porém bem vivo;
  • azul marinho: inspirado nos uniformes da Marinha Real Britânica, esse é um dos nomes de tons de azul mais conhecidos. Se trata de um azul bem escuro.

Combinações que se harmonizam com tons de azul

O azul quando incorporado sozinho na decoração de um ambiente, transmite confiabilidade e seriedade. No entanto, os diversos tons de azul presente no mercado tornar o processo de decoração muito mais instigante, uma vez que as combinações com os diferentes tons de azul podem transformar qualquer ambiente.

Logo, separamos abaixo as principias cores que se harmonizam com os diferentes tons de azul.

Tons de azul com branco

Os tons de azul com branco, por si só já remetem ao tema náutico e, quando incorporados na decoração  trazem ao ambiente leveza e elegância.  Aqui, você pode usar e abusar dos mais diversos tons de azul, isso porque o branco é uma cor neutra facilitando assim a decoração do espaço.

combinação entre tons de azul e branco

8. Combinação entre tons de azul e branco. Fonte: Varejão das Tintas

Tons de azul com preto

Nesse ambiente, é indicado que uma terceira ou quarta cor seja incorporada no mesmo cômodo, a fim de que ocorra um contraste interessante entre essa combinação. As cores branca e marrom se tornam grande aliadas nessa etapa, pois se harmonizam perfeitamente com ambientes que mesclam tons de azul e preto.

combinação entre tons de azul e preto

9. Combinação entre tons de azul e preto. Fonte: Alto Astral

Tons de azul com cinza

Equilíbrio e sofisticação é a palavra que defina a combinação entre tons de azul e cinza. Nesse ambiente, você pode incluir a tonalidade cinza nas paredes e explorar os tons de azul nos itens decorativos presentes no local, como almofadas, tapete, abajur e assim por diante.

combinação entre tons de azul e cinza

10. Combinação entre tons de azul e cinza. Fonte: Carro de Mola

Tons de azul com marrom

A tonalidade marrom transmite ao ambiente uma sensação de conforto e simplicidade, uma vez que essa cor é associada a madeira e a terra.  Nesse ambiente, o sofá marrom faz o papel de neutro na decoração, permitindo assim que itens decorativos como almofadas e cortinas em tons de azul e amarelo se sobressaiam no ambiente da sala.

combinação entre tons de azul e castanho

11. Combinação entre tons de azul e castanho. Fonte: Home Ideas

Tons de azul com rosa

Para quem quer dar aquela pitada de estilo romântico na decoração, a combinação entre tons de azul e rosa se torna perfeita. E caso você queira deixar o ambiente ainda mais leve e charmoso opte por incluir na decoração paredes brancas, pois o branco é sempre muito bem-vindo na mistura dessas duas cores.

combinação entre rosa e azul

12. Combinação entre tons de azul e rosa. Fonte: Homify

Tons de azul com vermelho

A combinação entre essas duas cores transformam o ambiente em um espaço harmônico e aconchegante. Por esse motivo, você pode usar a criatividade e combinar os mais diferentes tons de azul e vermelho para decorar um cômodo.

combinação entre azul e vermelho

13. Combinação entre tons de azul e vermelho. Fonte: Casa e Jardim

Tons de azul com laranja

Que tal uma decoração ousada? Pois é, esse é o resultado da combinação de tons de azul com laranja no ambiente. Isso porque, ambas as cores acabam transmitindo vida e energia positiva no ambiente.

combinação entre tons de azul e laranja

14. Combinação entre tons de azul e laranja. Fonte: Cerâmica Burguina

Tons de azul com amarelo

Para combinar tons de azul e amarelo em um único ambiente é necessário ter um estilo muito bem definido. Afinal, essas duas cores são muito vibrantes e chamam bastante atenção. Logo, caso você queira incluir essas duas tonalidades no ambiente, atente-se a quantidade de elementos decorativos presentes no espaço, para que a decoração não fique sobrecarregada.

combinação entre amarelo e tons de azul

15. Combinação entre tons de azul e amarelo. Fonte: Hometeka

Tons de azul com verde

A combinação entre essas duas cores transmitem frescor e equilíbrio ao ambiente. Por esse motivo, essa mistura é sempre muito bem-vinda em cômodos como a sala e quarto de bebê.  Essas duas tonalidades podem ser utilizadas somente na parede ou apenas em elementos decorativos, como almofadas e puff.

combinação entre tons de azul e verde

16. Combinação entre tons de azul e verde. Fonte: Criar Imóveis

Assista o vídeo e confira dicas de decoração com tons de azul

Confira mais alguns projetos que usam tons de azul

cozinha decorada com os tons de azul e laranja

17. Cozinha decorada com os tons de azul e laranja. Fonte: HomeIt

cozinha integrada com armários em azul claro

18. Cozinha integrada com armários em azul claro. Projeto de Carla Cuono

cozinha com decoração em tons de azul e bege

19. Cozinha com decoração em tons de azul e bege. Projeto de Vitral Arquitetura

cozinha planejada com parede e móveis em tons de azul e branco

20. Cozinha planejada com parede e móveis em tons de azul e branco. Projeto de Espaço AU

criado-mudo azul escuro no quarto

21. Criado-mudo azul escuro no quarto. Projeto de Italo Aguiar

parede azul Tiffany em sala aconchegante

22. Parede azul Tiffany em sala aconchegante. Projeto de Casa Cor SP 2017

paredes em tons de azul em degradê

23. Paredes em tons de azul em degradê. Projeto de Casa Cor Rio Grande do Norte

paredes azul Tiffany em sala de estar

24. Paredes azul Tiffany em sala de estar. Projeto de Casa Cor SP 2017

piscina com tons de azul e branco

25. Piscina com tons de azul e branco. Projeto de Zaav Arquitetura

tapete e papel de parede em tons de azul

26. Tapete e papel de parede em tons de azul. Projeto de Ana Cristina Nigromalta

quarto de casal com parede azul combinando com as poltronas

27. Quarto de casal com parede em tons de azul combinando com as poltronas, tapete e roupas de cama. Projeto de Marilia Veiga

quarto de casal com azul Tiffany em parede e roupas de cama

28. Quarto de casal com tons de azul Tiffany em parede e roupas de cama. Projeto de Paula Ferrari

quarto de casal com penteadeira, poltrona e roupa de cama em tons de azul

29. Quarto de casal com penteadeira, poltrona e roupa de cama em tons de azul. Projeto de Eliane Mesquita

o azul é uma ótima cor para os quartos

30. O azul é uma ótima cor para os quartos. Projeto de Bernal Projetos

quarto de menino com parede azuis

31. Quarto de menino com parede em tons de azul. Projeto de Pascali Semerdjian

quarto de menino com tapete com vários tons de azul

32. Quarto de menino com tapete com vários tons de azul. Projeto de Triplex Arquitetura

quarto de menino com tapete em tons de azul

33. Quarto de menino com tapete em tons de azul. Projetado de Triplex Arquitetura

quarto de menino com vários itens em azul claro

34. Quarto de menino com vários itens em tons de azul claro. Projeto de Leonardo Muller

quarto com visual futurista em tons de azul

35. Quarto com visual futurista em tons de azul. Projeto de Aquiles Nicolas Kilaris

quarto com móveis azuis

36. Quarto com móveis azuis. Projeto de Casa Cor Pernambuco 2017

tons de azul para decoração clássica de sala com parede de tijolinho a vista

37. Sala com portas e janelas com acabamento em tons de azul. Projeto de Rico Mendonça

tapete em tons de azul em sala com paredes revestidas de madeira

38. Tapete em tons de azul em sala com paredes revestidas de madeira. Projeto de Elen Saravalli

quarto de menina combinando tons de azul e rosa

39. Quarto de menina combinando tons de azul e rosa. Projeto de Morar Mais Por Menos Goiânia

sala com tons de azul escuros

40. Sala com tons de azul escuros. Projeto de Helena Koki

parede, tapete, armários e objetos de decoração em tons de azul

41. Sala de estar com parede, tapete, armários e objetos de decoração em tons de azul. Projeto de Casa Cor Rio Grande do Norte

sala de TV com parede e móveis na cor azul

42. Sala de TV com parede e móveis em tons de azul. Projeto de MMPM

sala moderna com paredes em tons de azul

43. Sala moderna com paredes em tons de azul. Projeto de Casa Cor 2016

sala de estar com sofá azul turquesa

44. Sala de estar com sofá azul turquesa. Projeto de Viviane de Pinho

sala de estar com tapete, almofadas e quadro em tons de azul

45. Sala de estar com tapete, almofadas e quadro em tons de azul. Projeto de Espaço do Traço

tapete, cadeiras e parede em tons de azul

46. Tapete, cadeiras e parede em tons de azul. Projeto de SP Estúdio

sala com tons de azul diferentes

47. Sala com tons de azul diferentes. Projeto de Suite Arquitetos

a tonalidade desse azul tornou o ambiente da cozinha um lugar acolhedor

48. A tonalidade desse azul tornou o ambiente da cozinha um lugar acolhedor. Fonte: World Importados

banheiro infantil mesclado com as cores amarelo e azul

49. Banheiro infantil mesclado com as cores amarelo e azul. Fonte Casa e Jardim

combinação vibrante entre os tons de azul e amarelo

50. Combinação vibrante entre os tons de azul e amarelo. Fonte: Decoração de Interiores

combine elementos em tons de azul e amarelo para o ambiente de quarto

51. Combine elementos em tons de azul e amarelo para o ambiente de quarto. Fonte: Homeware Huntress

cozinha com decoração criativa em tons de azul

52. Cozinha com decoração criativa em tons de azul. Fonte: Dolce Casa Studio

cozinha em tons de azul e preto

53. Cozinha em tons de azul e preto. Fonte: Biblos Planejados par Você

decoração rústica mesclando madeira com móveis na cor azul

54. Decoração rústica mesclando madeira com móveis na cor azul. Fonte: Decoração Ideal

decore a sala de estar em tons de azul

55. Decore a sala de estar em tons de azul. Fonte: Tua Casa

elegância e sofisticação com essa mistura entre azul turquesa e preto

56. Elegância e sofisticação com essa mistura entre azul turquesa e preto. Fonte: Terra

mescle as cores branca e tons de azul na cozinha

57. Mescle as cores branca e tons de azul na cozinha. Fonte: Tua Casa

armários na cor azul e cadeiras na cor laranja

58. Mescle tonalidades incluindo no ambiente, armários na cor azul e cadeiras na cor laranja. Fonte: Casa e Jardim

mistura clássica entre os tons de azul e marrom

59. Mistura clássica entre os tons de azul e marrom. Fonte: Limão na Água

mistura refrescante entre as tonalidades de verde e azul

60. Mistura refrescante entre as tonalidades de verde e azul. Fonte: Carro de Mola

mistura romântica entre azule rosa para o ambiente da cozinha

61. Mistura romântica entre azule rosa para o ambiente da cozinha. Fonte: Casa e Festa

misture a calmaria do azul com a energia do vermelho

62. Misture a calmaria do azul com a energia do vermelho. Fonte: Blog A Melhor Escolha

para a decoração da sala de estar misture as cores azul e laranja

63. Para a decoração da sala de estar misture as cores azul e laranja. Fonte: Blog Sigmacar

parede cinza e detalhes em tons de azul encantam a decoração da sala

64. Parede cinza e detalhes em tons de azul encantam a decoração da sala. Fonte: Tua Casa

poltronas na cor azul e almofadas na cor laranja

65. Poltronas na cor azul e almofadas na cor laranja encantam a decoração do ambiente. Fonte: Carro de Mola

tonalidade do azul petróleo e preto encantam a decoração da cozinha

66. Tonalidade do azul petróleo e preto encantam a decoração da cozinha. Fonte: Bionluk

traga diferentes tonalidade do azul para o ambiente da cozinha

67. Traga diferentes tonalidade do azul para o ambiente da cozinha. Fonte: ConstruindoDecor

traga o estilo rústico para dentro de casa mesclando tons de azul e marrom

68. Traga o estilo rústico para dentro de casa mesclando tons de azul e marrom. Fonte: Casa e Jardim

traga o vintage para cozinha com essa mistura de tons de azul e vermelho

69. Traga o vintage para cozinha com essa mistura de tons de azul e vermelho. Fonte: Dcore Você

utilize tons de azul em elementos decorativos do cômodo

70. Utilize tons de azul em elementos decorativos do cômodo. Fonte: Casa de Valentina

Tons de azul turquesa para decoração de quarto de casal simples com guarda roupa espelhado. Fonte: Esther Zanquetta

71. Tons de azul turquesa para decoração de quarto de casal simples com guarda roupa espelhado. Fonte: Esther Zanquetta

Parede na cor azul turquesa para decoração de home office simples. Fonte: Ana Carolina Campos Franca

72. Parede na cor azul turquesa para decoração de home office simples. Fonte: Ana Carolina Campos Franca

Tons de azul claro para decoração de quarto infantil. Foto: Home Fashion Trend

73. Tons de azul claro para decoração de quarto infantil. Foto: Home Fashion Trend

Papel de parede na cor azul marinho para decoração de quarto de quarto de bebê moderno. Fonte: Planete Deco

74. Papel de parede na cor azul marinho para decoração de quarto de quarto de bebê moderno. Fonte: Planete Deco

Sala de estar cheia de charme mesclando os tons de azul turquesa e amarelo. Fonte: Dcore você

75. Sala de estar cheia de charme mesclando os tons de azul turquesa e amarelo. Fonte: Dcore você

Decoração simples para cozinha com revestimento e armário na cor azul roya. Fonte: Home Fashion Trend

76. Decoração simples para cozinha com revestimento e armário na cor azul roya. Fonte: Home Fashion Trend

Combinação fantástica entre as tonalidades laranja e azul turquesa. Fonte: Classe

77. Combinação fantástica entre as tonalidades laranja e azul turquesa. Fonte: Classe

Decoração de sala de jantar com parede na cor azul marinho. Fonte: Archilovers

78. Decoração de sala de jantar com parede na cor azul marinho. Fonte: Archilovers

Cabeceira planejada na cor azul petróleo para decoração de quarto com parede de tijolinho. Fonte: Maurício Gebara Arquitetura

79. Cabeceira planejada na cor azul petróleo para decoração de quarto com parede de tijolinho. Fonte: Maurício Gebara Arquitetura

As cadeiras em tons de azul turquesa transmitem requinte para essa sala de jantar integrada com a churrasqueira. Projeto SP Estúdio

80. As cadeiras em tons de azul turquesa transmitem requinte para essa sala de jantar integrada com a churrasqueira. Projeto SP Estúdio

Saiba qual tom de azul usar na decoração da sua casa

Infográfico - Tons de Azul

Infográfico – Tons de Azul

Fonte: Vivadecora.com.br