Tipos de Banqueta para Completar a Decoração

Os diversos tipos de banquetas oferecem formas versáteis de decorar qualquer espaço da casa. Usados geralmente como assento extra ou mesmo para um toque decorativo, os bancos podem ser posicionados em diferentes ocasiões, espaços e momentos – da entrada do apartamento, passando pela sala de estar até o quarto.

Além da sua função básica, os bancos e banquetas também podem servir de mesa de apoio na sala ou quarto e levar o toque de cor que faltava ao ambiente, completando a decoração.

Disponíveis em uma grande variedade de estilos e tamanhos, os diferentes tipos de banqueta podem ser um desafio na hora da escolha. Por isso, listamos alguns dos modelos mais comuns que se encaixam em qualquer espaço, independente de como você pretende usá-los.

Banqueta alta para decoração de varanda gourmet Foto TokeStok

1. As banquetas altas garantem versatilidade ao espaço e podem compor diferentes ambientes – Foto: Tok&Stok

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

Veja também:

Vantagens de decorar com banquetas

Como qualquer outra peça de mobiliário, os diferentes tipos de banqueta também precisam conversar com a decoração do ambiente. Todo espaço precisa ficar confortável, harmônico e agradável para qualquer atividade, seja sozinho ou para receber os amigos e a família. Por outro lado, as banquetas têm, entre outras, a vantagem de ser versátil e prática para mudar sempre que necessário.

Por serem geralmente leves, as banquetas podem completar a decoração de diversas formas, acompanhando as mudanças da casa e das ocasiões que ela recebe. Enquanto no dia a dia elas podem preencher a cozinha, em uma reunião de amigos elas podem ir para a varanda, por exemplo.

Outra vantagem das banquetas é a personalidade que elas trazem para os ambientes. Por terem design marcante, até mesmo as de desenho minimalista contribuem para deixar o espaço mais bonito e estiloso, sem perder sua função de oferecer conforto e acolhimento a qualquer pessoa.

Banqueta preta para decoração de cozinha de madeira

2. Em cozinhas americanas, as banquetas de tamanho médio ou grande complementam com funcionalidade – Foto: Tok&Stok

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

Banqueta alta de madeira para decoração de cozinha cinza planejada

3. Proporcionando mais conforto, as banquetas com apoio para as costas são sempre bem-vindas – Foto: Tok&Stok

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

Tipos de banqueta para usar na decoração

Banquetas altas

Também chamadas de bancos altos, esse tipo de banqueta é um grande curinga na decoração. Elas são bem-vindas no balcão da cozinha americana ou varanda gourmet, no espaço de trabalho e até no quarto, permitindo o apoio de objetos. Seu design marcante faz a diferença em qualquer material, seja de madeira, aço, ferro, couro e outros. 

A escolha pelo modelo ideal vai sempre depender das suas preferências e usos do ambiente, lembrando que essas são peças que podem mudar de lugar sempre que você quiser.

Banquetas baixas

Pouco mais altas que os banquinhos, esse tipo de banqueta pode ser são um grande companheiro na hora de completar a decoração. Eles são ideais para espaços pequenos, em que precisamos otimizar o espaço e tornar algumas peças “invisíveis” quando não estão em uso. Essas banquetas também podem acompanhar o estilo do ambiente enquanto colaboram com sua praticidade e conforto.

Na sala de estar, por exemplo, as banquetas baixas podem variar entre assento e mesa lateral, dependendo da ocasião e necessidade. No lavabo, por exemplo, elas são extremamente úteis para colocar objetos de uso temporário ou fixo, como um cesto com toalhas ou rolos de papel higiênico.

Banqueta baixa para decoração de casa conceito aberto

4. Banquetas baixas podem ficar tanto na cozinha como na sala, variando em estilo e material para cada uso – Foto: Tok&Stok

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

Cozinha cinza com madeira decorada com banqueta de metal

5. Aproveite banquetas de metal para criar um ambiente de estilo industrial e contemporâneo – Foto: Tok&Stok

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

Home office clean decorado com banqueta colorida

6. As banquetas coloridas dão um toque de cor e transformam espaços monocromáticos – Foto: Tok&Stok

Banquetas coloridas

Se você tem ambientes monocromáticos em tons neutros, como branco, bege e marrom, as banquetas coloridas são ideais para completar o visual. Com design funcional, elas ajudam a quebrar a monotonia do espaço com tons vibrantes e deixam o cômodo mais equilibrado e cheio de vida. Neste caso, elas farão a diferença no visual enquanto oferecem opções extras de assento.

Cozinha branca e amarela decorada com banqueta alta preta

7. Deixe o ambiente mais leve e confortável com banquetas giratórias e com ajuste de altura – Foto: Tok&Stok

Decoração de área gourmet com banqueta estilo industrial

8. As banquetas com estrutura de ferro e madeira são grandes curingas na decoração – Foto: Tok&Stok

Banquetas giratórias

Cheias de praticidade, esse tipo de banqueta pode ser uma solução para qualquer ambiente da casa. Geralmente vistas em varandas gourmet, as banquetas giratórias também são bastante confortáveis e ainda evitam o atrito no chão, caso o usuário queira mudar de posição enquanto está sentado. Normalmente esses modelos também possuem ajuste de altura, o que torna o assento ainda mais confortável e democrático na decoração.

Banquetas com apoio

Algumas pessoas podem preferir cadeiras a bancos, considerando o apoio para as costas e braços. Por isso, os modelos de banquetas com apoio são os mais indicados para quem não abre mão desse conforto. Na decoração, esse tipo de assento têm maior destaque no espaço e garantem uma sensação acolhedora em qualquer área da casa. As versões acolchoadas são ainda mais confortáveis e ideais para quem precisa desse toque macio.

Decoração de cozinha branca com banqueta roxa

9. Para um ambiente personalizado, as banquetas coloridas podem ornar com outras peças da decoração – Foto: Tok&Stok

Cozinha de madeira decorada com banqueta simples sem encosto

10. Banqueta de madeira são bem-vindas da cozinha à varanda, complementando qualquer espaço com charme – Foto: Tok&Stok

Banquetas decorativas

Como já foi mencionado, as banquetas em geral são peças multifuncionais – que atuam como assento e como item decorativo. Dependendo do material, elas podem se destacar como adorno no ambiente, chamando a atenção pela delicadeza ou pela força que tem em seu formato.

Banquetas de materiais naturais, como sisal e palha, por exemplo, são ótimas para preencher o visual do ambiente e dar a ele uma sensação de tranquilidade e naturalidade. Por sua vez, as banquetas de ferro fazem grandes combinações em espaço de estilo industrial ou Dark Deco, trazendo um aspecto mais robusto. 

Há também as banquetas decorativas de design assinado, que por si só já garantem todos os olhares. Nesse caso, até sentar nelas seria um desperdício.

Decoração de cozinha de madeira com banqueta baixa preta

11. Use banquetas na cor preta para preencher os espaços com design funcional e praticidade – Foto: Tok&Stok

Quantas banquetas são necessárias para meu ambiente?

Esta é uma dúvida bastante justa na hora de escolher qualquer tipo de banqueta para os espaços. Entretanto, é um pensamento simples de ser solucionado. Além do número de pessoas que vivem na casa, vale considerar os demais assentos disponíveis, como cadeiras, poltronas e puffs, para que nenhuma peça fique sobrando e você precise deslocá-los constantemente.

Pense também na média de pessoas que costuma convidar com mais frequência, para que as banquetas sejam ainda mais funcionais nos ambientes.

Ao mantê-las na sua decoração, calcule de 65 a 75 cm de distância entre as banquetas posicionadas lado a lado. E, para que ninguém fique apertado contra a mesa ou balcão, uma distância de 20 a 25 cm é ideal.

Quando pensamos em banquetas, pensamos em versatilidade e praticidade. Agora que você conhece os principais tipos de banquetas disponíveis no mercado, é hora de usar a criatividade para tornar esta peça o grande curinga decorativo que vai percorrer sua casa com charme e funcionalidade.

Estas e outras ideias você encontra no #TokEmCasa, o blog da Tok&Stok.

Fonte: Vivadecora.com.br