Veja 5 Dicas para Ter Praticidade na Cozinha e Transformar sua Rotina

Que tal trazer mais praticidade a um dos ambientes mais usados da casa? Pois é, praticidade na cozinha é algo buscado por muitos, afinal de contas, uma cozinha prática e funcional otimiza o tempo dos moradores e traz mais organização ao espaço. 

Com o dia a dia cada vez mais corrido, ter praticidade na cozinha se tornou algo essencial na vida da grande maioria das pessoas. E ao contrário do que muitos possam pensar, a praticidade na cozinha é algo muito fácil de se alcançar. 

Assim sendo, se você está em busca de uma rotina mais organizada, com certeza as dicas de praticidade na cozinha que separamos a seguir vão te ajudar. Confira!

Mulher cozinhando em cozinha bem organizada Foto Unsplash

1. Saiba como ter praticidade na cozinha – Foto: Unsplash

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

Veja também:

1. Mantenha a cozinha organizada

Quando falamos sobre praticidade na cozinha uma das primeiras coisas que temos que ter em mente é que o ambiente precisa ser bem organizado, afinal de contas, nada mais estressante do que ir cozinhar em uma espaço onde não encontramos o que estamos procurando, e isso desde alimentos e até mesmo utensílios de cozinha e eletrodomésticos.

Assim sendo, para ter praticidade na cozinha procure manter geladeira e armários sempre em ordem, ou seja, tudo em seu devido lugar. Usou, lavou, guardou são palavras de ordem para se ter praticidade na cozinha. 

Uma dica legal para manter a geladeira em ordem e não perder alimentos, é deixar os produtos perecíveis sempre ao alcance dos olhos, melhor dizendo, nas prateleiras mais altas e na frente, além disso, você pode usar etiquetas nos potes para saber a data em que os alimentos foram feitos ou mesmo para facilitar na hora de saber o que se tem em cada recipiente. 

Banqueta aramada para decoração de cozinha com ilha Foto Pixabay

2. Para se ter praticidade na cozinha mantenha o espaço sempre bem organizado – Foto: Pixabay

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

2. Tenha os utensílios certos

Alguns tipos de utensílios de cozinha podem ajudar muito na hora de preparar os alimentos, por isso, não abra mão desses itens. 

A tábua, por exemplo, vai te auxiliar na hora de cortar legumes, frutas e também vários tipos de carnes. Outro utensílio é o escorredor de macarrão que pode ser usado para escorrer outros alimentos também como legumes, por exemplo.

Os descascadores de alimentos também são utensílios de cozinha que vão agilizar na hora de cortar legumes entre outros alimentos. Mas além desses você também pode investir em um mixer, facas específicas para cada tipo de alimento, medidores, peneiras entre vários outros utensílios.

Jogo de facas para praticidade na cozinha Foto Pixabay

3. Invista em bons utensílios de cozinha – Foto: Pixabay

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

3. Faça o cardápio para a semana

Algo que vai trazer muita praticidade na cozinha é ter um cardápio pronto para a semana, pois assim, você não precisará ficar pensando no que irá preparar para suas refeições. 

Desse modo, antes de ir ao mercado já tenha em mente como serão suas refeições durante a semana, pois isso vai te auxiliar a comprar os ingredientes que você realmente vai usar, evitando até mesmo gastos desnecessários. 

Mas aqui é importante lembrar que quando falamos sobre cardápio da semana não estamos nos referindo apenas ao almoço e jantar, por isso, é importante anotar também o que você vai comer no café da manhã e no café da tarde. Você verá que além de economia, você também terá uma alimentação muito mais saudável. 

Casal cozinhando em cozinha clean Foto Pixabay

4. Faça um cardápio semanal para ter mais praticidade na cozinha – Foto: Pixabay

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

4. Congele porções 

Uma dica de ouro para quem busca praticidade na cozinha é congelar porções de alimentos. 

Aqui o ideal é que você coloque as comidas dentro de potes e congele e quando quiser comer basta descongelar, mas lembre-se de colocar etiqueta com a data em que o alimento foi feito, para que assim não estrague na geladeira. 

Mas além de poder congelar refeições como um fricassê de frango, por exemplo, você também pode congelar alguns alimentos frescos como frutas, legumes e temperos, assim, no dia em que estiver com mais pressa, você pode fazer uma vitamina com as frutas congeladas, ou mesmo usar seus temperos já congelados ao invés de ter que lavar e picar tudo na hora. 

Praticidade na cozinha com alimentos congelados e organizados na geladeira Foto iStock

5. Praticidade na cozinha com alimentos congelados e organizados na geladeira – Foto: iStock

Compre os produtos da foto acima:

Compre os produtos da foto acima:

5. Crie uma rotina

Por mais que você tente manter a sua cozinha sempre bem arrumada é necessário criar uma rotina de limpeza e organização para não deixar acumular a bagunça.

Logo, crie o hábito de uma vez na semana organizar a geladeira para conferir se não há alimentos próximos ao prazo de vencimento, se você esqueceu algum preparo pronto no fundo dela entre outros detalhes.

Além disso, a cada quinze dias você também pode organizar suas panelas, pontes e gavetas para que assim você consiga manter sua rotina de praticidade na cozinha e otimização do seu tempo. 

Para mais praticidade na cozinha crie uma rotina bem organizada iStock

6. Para mais praticidade na cozinha crie uma rotina bem organizada – Foto: iStock

Gostou das nossas dicas de praticidade na cozinha? Colocando-as em prática pode ter certeza que você vai conseguir trazer funcionalidade a sua rotina e até mesmo ter mais tempo para se aventurar em novas receitas para refeições saborosas e bem nutritivas. 

Fonte: Vivadecora.com.br